Pesquisar
Close this search box.

Arara-azul: uma ave deslumbrante e ameaçada

Arara-Azul-Grande

A arara-azul é uma das aves mais belas e impressionantes do mundo. Com sua plumagem azul-cobalto, seu bico poderoso e seu tamanho gigante, ela chama a atenção de todos que a veem. Mas você sabe tudo sobre essa ave? Neste artigo, vamos falar sobre as características, a alimentação, a reprodução, os cuidados e a origem da arara-azul. Além disso, vamos mostrar onde você pode comprar uma arara-azul legalizada e qual o preço médio dessa ave. Acompanhe!

Arara Azul foi Extinta?

Não, a arara-azul não está extinta. A arara-azul é uma espécie de pássaro que enfrenta ameaças e riscos devido à perda de habitat.

O tráfico ilegal é um dos maiores responsáveis por esse problema.

Existem quatro espécies de araras-azuis na América do Sul.

Apenas uma delas, a arara azul grande (Anodorhynchus hyacinthinus), ainda é encontrada na natureza. 

As outras três espécies, a arara-azul-de-lear, a arara-azul-pequena e a ararinha-azul, estão extintas na natureza ou em cativeiro. 

A arara azul grande está classificada como vulnerável na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN)2

Características da arara-azul

A arara azul grande (Anodorhynchus hyacinthinus) é a maior espécie de arara e de psitacídeo (família que inclui papagaios, periquitos e maritacas) do mundo. Ela pode medir até um metro de comprimento, da ponta do bico à ponta da cauda, e pesar até dois quilos. Sua plumagem é predominantemente azul-cobalto, com algumas regiões em amarelo ao redor dos olhos e na mandíbula inferior. Ela tem a pele nua na face, formando uma fita amarela na base do bico. Seu bico é preto e muito forte, capaz de quebrar nozes e sementes duras.

Existem outras três espécies de araras-azuis na América do Sul: a arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), a arara-azul-pequena (Anodorhynchus glaucus) e a ararinha-azul (Cyanopsitta spixii).

A arara-azul-de-lear é muito semelhante com a arara-azul-grande, mas tem a cabeça e o pescoço azul-esverdeados e a barriga mais clara.

A arara-azul-pequena é semelhante à arara-azul-de-lear, mas está extinta desde 1912. A ararinha-azul é totalmente azul, com a cabeça mais clara que o corpo, e também está extinta na natureza.

Alimentação da arara-azul

A arara-azul se alimenta principalmente de frutos de palmeiras, como o coco-de-espinho (Acrocomia aculeata) e o urucuri (Attalea phalerata). Ela também pode comer outras sementes, frutas, flores e folhas. Ela costuma voar longas distâncias em busca de alimento, às vezes percorrendo mais de 100 quilômetros por dia.

A arara-azul precisa de água limpa e fresca para beber e se banhar. Ela gosta de tomar banho em rios, lagos ou poças d’água, onde se refresca e limpa suas penas. Ela também pode usar um borrifador com água para se molhar.

Reprodução

A arara-azul se reproduz entre agosto e dezembro, que é o período mais chuvoso e quente do ano. Ela é uma ave monogâmica, ou seja, vive com um único parceiro durante toda a vida. O casal escolhe um ninho em uma cavidade natural de uma árvore grande e alta, como o manduvi (Sterculia apetala) ou o angico (Anadenanthera colubrina). O casal usa o mesmo ninho por vários anos consecutivos.

A fêmea bota entre um e quatro ovos por vez, mas geralmente apenas dois filhotes sobrevivem. A incubação dura cerca de 28 dias, e o macho ajuda a fêmea nessa tarefa. Os filhotes nascem sem penas e com os olhos fechados. Pois, eles são alimentados pelos pais com uma pasta regurgitada de frutos e sementes. Eles começam a sair do ninho com cerca de três meses de idade, mas continuam dependentes dos pais por mais alguns meses.

Cuidados

A arara-azul é uma ave que precisa de muitos cuidados para viver bem e saudável. Veja alguns deles:

  • Mantenha a gaiola ou o viveiro sempre limpo e espaçoso. A gaiola deve ter pelo menos 2 metros de altura, 3 metros de comprimento e 2 metros de largura. O viveiro deve ter pelo menos 10 metros de altura, 15 metros de comprimento e 10 metros de largura. Remova os restos de alimentos e as fezes diariamente. Use produtos próprios para higienizar a gaiola ou o viveiro, e não misture com outros utensílios.
  • Proteja a gaiola ou o viveiro do sol forte, do calor excessivo, das correntes de ar e dos ventos fortes. Esses fatores podem causar problemas respiratórios, desidratação e estresse na arara-azul. Você pode deixar a ave pegar um pouco de sol pela manhã, desde que não seja muito intenso.
  • Ofereça à arara-azul uma alimentação balanceada e variada. Você pode usar uma ração própria para araras, que contém todos os nutrientes que ela precisa. Mas você também pode oferecer alguns alimentos naturais, como frutos de palmeiras, sementes, frutas, verduras e legumes. Evite dar alimentos gordurosos, salgados, açucarados ou condimentados, pois eles podem fazer mal à saúde da ave.
  • Estimule a atividade física e mental da arara-azul. Você pode fornecer brinquedos próprios para aves, como cordas, argolas, bolas e espelhos. Você também pode interagir com a ave, conversando, cantando ou assobiando para ela. A arara-azul é uma ave inteligente e sociável, que pode aprender a imitar sons e palavras.
  • Leve ao veterinário regularmente, para fazer exames preventivos e vacinas. Observe se ela apresenta algum sinal de doença, como falta de apetite, penas eriçadas, olhos lacrimejantes, respiração ofegante ou fezes anormais. Se notar algo estranho, procure ajuda profissional imediatamente.

Origem da arara-azul

A arara-azul é nativa do centro e leste da América do Sul, onde ocorre na Bolívia, no Paraguai e no Brasil. No Brasil, ela é encontrada nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal. Ela vive em áreas abertas ou semiabertas, com presença de palmeiras e árvores grandes.

No século XVI levadas para a Europa por navegadores portugueses e espanhóis no século XVI. Ela se tornou muito popular entre os nobres e os reis, que admiravam sua beleza e seu canto. Foi na Europa que ela começou a ser criada em cativeiro, dando origem a várias mutações de cor.

Onde comprar a arara-azul

Se você ficou interessado em ter uma arara-azul como sua companheira, saiba que existem alguns lugares onde você pode comprar essa ave. Dessa forma é preciso tomar alguns cuidados:

  • Verifique se o criador é legalizado e possui autorização do IBAMA para comercializar aves silvestres. A arara-azul é considerada uma ave silvestre pelo IBAMA, mesmo sendo domesticada. Por isso, ela precisa ter um registro e uma anilha que comprovem sua origem legal.
  • Escolha um criador que ofereça boas condições de higiene, alimentação e saúde para as aves. Observe se as gaiolas estão limpas, se as aves estão bem alimentadas e se não apresentam sinais de doença ou estresse.
  • Prefira comprar um filhote de arara-azul, pois ele se adapta melhor ao novo ambiente e ao novo dono. Um filhote tem entre três e quatro meses de idade. Você pode identificar um filhote pela plumagem mais clara e pelo bico mais fino.
  • Escolha uma arara-azul que tenha as características que você procura, como a cor, o tamanho ou o canto. Mas lembre-se de que essas características podem variar conforme a idade, a alimentação e o ambiente da ave.
  • Peça ao criador todas as informações sobre a arara-azul que você vai comprar, como a data de nascimento, a origem, a vacinação e a alimentação. Assim você poderá cuidar melhor do seu novo amigo.
  • Este é o final do artigo sobre a arara-azul. Espero que você tenha gostado e aprendido mais sobre essa ave maravilhosa. Se você tem alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário.

Você também pode gostar

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.