Pesquisar
Close this search box.

Morre Bobi, o cão mais velho do mundo, aos 31 anos

Bobi cachorro mais velho do mundo

O rafeiro alentejano que viveu na zona rural de Portugal entrou para o Guinness World Records em fevereiro de 2023

Uma triste notícia para os amantes dos animais: Bobi, o cão que foi reconhecido como o mais velho do mundo pelo Guinness World Records, o Livro dos Recordes1, morreu no dia 18 de outubro de 2023, aos 31 anos de idade. Pois era da raça rafeiro alentejano e vivia em uma fazenda em Portugal, onde foi adotado por um casal que cuidou dele até o fim.

Bobi nasceu em 1992 e teve a sua idade verificada pelo SIAC, um banco de dados de animais de estimação autorizado pelo governo romeno e administrado pelo SNMV (Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários)2Ele entrou para o livro dos recordes em fevereiro de 2023, superando a expectativa de vida média da sua raça, que é de 10 a 13 anos3.

A história de superação e amor de Bobi

Bobi teve uma vida cheia de desafios e aventuras. Ele foi o único sobrevivente de uma ninhada que foi enterrada viva pelo pai do seu tutor, Leonel Costa, que não tinha condições de sustentar os filhotes. Bobi conseguiu se salvar e foi acolhido por Leonel e sua esposa, que moravam em uma propriedade rural na Romênia4.

Bobi se adaptou bem à vida no campo, onde tinha contato constante com a natureza e liberdade para explorar o seu ambiente. Pois também recebia uma boa nutrição, cuidados veterinários consistentes e muito amor da sua família humana. Segundo Leonel, esses foram os fatores que contribuíram para a longevidade excepcional de Bobi5.

Nos seus últimos anos de vida, Bobi enfrentou algumas dificuldades de locomoção e visão, mas continuou sendo um cão sociável e carinhoso. Ele recebeu uma festa de aniversário em maio de 2023. Teve a presença de mais de 100 pessoas, incluindo a veterinária Karen Becker.

A homenagem a Bobi do Guinness World Records

O Guinness World Records prestou uma homenagem a Bobi em seu site oficial, destacando a sua conquista histórica e a sua personalidade encantadora. O livro dos recordes também lembrou outros cães que viveram por muito tempo. Como Bluey, um pastor australiano que morreu aos 29 anos em 1939, e Maggie, uma kelpie australiana que morreu aos 30 anos em 2016.

O Guinness afirmou que está sempre em busca de novos candidatos ao título de cão mais velho do mundo. O livro dos recordes também ressaltou a importância de cuidar bem dos animais de estimação e proporcionar-lhes uma vida saudável e feliz.

A despedida de Leonel Costa para Bobi

Leonel Costa, disse que está muito triste com a perda do seu amigo fiel, mas também grato por ter compartilhado tantos momentos bons. Ele afirmou que Bobi foi um presente na sua vida e que sempre vai lembrar dele com carinho. Ele também agradeceu ao Guinness World Records pelo reconhecimento e à veterinária Karen Becker pelo apoio.

Leonel disse que pretende adotar outro cão em breve, pois não consegue viver sem a companhia de um animal. Ele disse que sabe que nenhum cão vai substituir Bobi, mas que quer dar uma nova chance para outro peludo que precise de um lar. Ele disse que Bobi sempre vai estar no seu coração e que espera reencontrá-lo um dia.

Você também pode gostar

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.