Pesquisar
Close this search box.

Cachorros e Suas Raças: Uma Introdução

Os cachorros são animais incríveis, que nos acompanham há milhares de anos e que nos oferecem amor, lealdade, companhia e diversão

Os cachorros são animais incríveis, que nos acompanham há milhares de anos e que nos oferecem amor, lealdade, companhia e diversão. Mas você sabe como surgiram as diferentes raças de cachorros que existem hoje em dia? E quais são as características, vantagens e desafios de cada uma delas? Neste artigo, vamos tentar responder a essas perguntas e apresentar algumas das principais raças de cachorros do mundo.

A origem das raças de cachorros

Os cachorros são descendentes do lobo cinzento, um animal selvagem que vive em diversas regiões do planeta. Há cerca de 100 mil anos, alguns lobos começaram a se aproximar dos humanos, em busca de comida e proteção. Esses lobos foram se adaptando ao convívio com os humanos e se tornando mais dóceis e sociáveis. Assim, surgiu o cachorro, o primeiro animal domesticado pelo homem.

Ao longo da história, os humanos foram selecionando e cruzando os cachorros com diferentes objetivos, como caça, pastoreio, guarda, companhia, entre outros. Porém esses cruzamentos resultaram em uma grande diversidade de raças de cachorro, cada uma com características físicas e comportamentais específicas. Estima-se que existam mais de 300 raças de cachorro reconhecidas no mundo.

Os grupos de raças de cachorros

As raças de cachorro podem ser classificadas em diferentes grupos, de acordo com a sua origem, função ou aparência. Existem várias formas de agrupar as raças de cachorro, mas uma das mais usadas é a da Federação Cinológica Internacional (FCI), uma organização que reúne entidades nacionais responsáveis pelo registro e reconhecimento das raças. A FCI divide as raças de cachorro em 10 grupos:

1: Pastores e boiadeiros (exceto boiadeiros suíços)

2: Pinscher e schnauzer, molossoides e boiadeiros suíços

3: Terriers

4: Dachshunds

5: Spitz e do tipo primitivo

6: Sabujo, farejadores e raças assemelhadas

7: Parar ou apontadores

8: Levantadores e cobradores de caça e cães d’água

9: Companhia

10:Galgos ou lebréis

Cada grupo possui várias seções, que agrupam as raças com características mais semelhantes dentro do grupo. Por exemplo, o grupo 1 possui quatro seções: cães pastores continentais, cães pastores britânicos, cães pastores belgas e cães boiadeiros (exceto boiadeiros suíços).

Algumas das principais raças de cada grupo de cachorros

A seguir, vamos apresentar algumas das principais raças de cada grupo da FCI, com uma breve descrição das suas características físicas e comportamentais. Vale lembrar que essas características são gerais e podem variar de acordo com cada indivíduo.

1: Cachorros pastores e boiadeiros (exceto boiadeiros suíços)

Border Collie

Considerado o cachorro mais inteligente do mundo. É um cão de porte médio, com pelo longo ou médio, geralmente preto e branco. É muito ativo, ágil, obediente e leal.

Então precisa de muito exercício físico e mental para se manter saudável e feliz.

Pastor Alemão

É um dos cachorros mais populares do mundo, um cão de porte grande, com pelo médio ou longo, geralmente preto e marrom.

Também é muito inteligente, corajoso, protetor e fiel. Então é usado como cão de guarda, de polícia, de resgate, entre outras funções.

Pastor Australiano

É um cão de porte médio, com pelo médio ou longo, de várias cores e padrões. Tem os olhos claros e expressivos. É muito esperto, trabalhador, energético e afetuoso. Por exemplo, é um excelente cão de pastoreio e de esportes caninos.

Cão de pastor belga

É um cão de porte médio, com pelo curto, médio ou longo, geralmente preto ou marrom. Existem quatro variedades: groenendael, laekenois, malinois e tervueren. É um cão muito inteligente, alerta, leal e versátil. Pode desempenhar várias funções, como guarda, defesa, resgate, entre outras.

2: Cachorros do tipo pinscher e schnauzer, molossoides e boiadeiros suíços

Pinscher

É um cão de porte pequeno ou médio, com pelo curto e liso, geralmente preto e marrom, um cão muito brincalhão, carinhoso e protetor. É um bom cão de guarda e de companhia.

Schnauzer

É um cão de porte pequeno, médio ou grande, com pelo duro e barba. Por exemplo, existem três variedades: miniatura, standard e gigante. É um cão muito dócil, leal e companheiro. É um bom cão de guarda e de família.

Rottweiler

É um cão de porte grande, com pelo curto e liso, preto e marrom, um cachorro muito forte, inteligente e leal. É usado como cão de guarda, de defesa e de trabalho. Porém precisa de uma boa socialização e adestramento desde filhote para evitar problemas comportamentais.

Dogue Alemão

É um dos maiores cachorros do mundo, um cão de porte gigante, com pelo curto e liso, de várias cores. É um cão muito calmo, amável e dócil. Apesar do seu tamanho, é um bom cachorro de apartamento, pois não precisa de muito espaço nem exercício.

3: Terriers

Jack Russell Terrier

É um cão de porte pequeno, com pelo curto ou duro, branco com manchas pretas ou marrons. É um cão muito amigável, atlético e alerta. Foi criado para caçar raposas e outros animais pequenos. Precisa de muita atividade física e mental para gastar sua energia.

Bull Terrier

É um cão de porte médio, com pelo curto e liso, branco ou colorido. Tem a cabeça em forma de ovo e os olhos triangulares. É um cão muito travesso, brincalhão e leal. Foi criado para lutar contra touros e outros cachorros. Precisa de uma boa socialização e adestramento desde filhote para evitar problemas comportamentais.

Yorkshire Terrier

É um cão de porte pequeno, com pelo longo e sedoso, geralmente azul-aço e dourado. É um cão muito elegante, carinhoso e divertido. Foi criado para caçar ratos em fábricas na Inglaterra. Porém hoje em dia é um dos cachorros mais populares como animal de estimação.

Airedale Terrier

É o maior dos terriers. É um cão de porte grande, com pelo duro e denso, geralmente preto e castanho. Tem a barba característica dos terriers. É um cão muito inteligente, corajoso e versátil. Pode desempenhar várias funções, como caça, guarda, polícia, entre outras.

4: Dachshunds

Dachshund

Também conhecido como salsicha ou teckel, é um cão de porte pequeno ou médio, com o corpo alongado e as pernas curtas. Tem pelo curto, duro ou longo, de várias cores. É um cão muito alegre, curioso e corajoso. Foi criado para caçar texugos e outros animais subterrâneos. Precisa de cuidados com a coluna para evitar problemas de saúde.

5: Cachorros do tipo spitz e do tipo primitivo

Husky Siberiano

É um cão de porte médio, com pelo longo e denso, geralmente cinza, preto ou branco. Tem os olhos azuis ou castanhos, ou um de cada cor. É um cão muito bonito, amigável e independente. Foi criado para puxar trenós na neve. Precisa de muito exercício físico e de um ambiente fresco para se manter saudável e feliz.

Akita

É um cão de porte grande, com pelo longo e denso, geralmente vermelho, branco ou tigrado. Tem a cauda enrolada sobre o dorso. É um cão muito nobre, fiel e protetor. É considerado um símbolo nacional do Japão. Porém precisa de uma boa socialização e adestramento desde filhote para evitar problemas comportamentais.

Chow Chow

É um cão de porte médio, com pelo longo e denso, geralmente vermelho, preto ou azul. Tem a língua azul e as orelhas pequenas e eretas. É um cão muito distinto, reservado e independente. Foi criado para caça, guarda e tração na China. Porém precisa de cuidados com a pelagem e com o calor.

Shiba Inu

É um cão de porte pequeno, com pelo curto e denso, geralmente vermelho, preto ou branco. Tem a cauda enrolada sobre o dorso. É um cão muito gracioso, alerta e leal. É uma das raças mais antigas do Japão. Precisa de uma boa socialização e adestramento desde filhote para evitar problemas comportamentais.

6: Cachorros do tipo sabujo, farejadores e raças assemelhadas

Beagle

É um cão de porte pequeno ou médio, com pelo curto e liso, geralmente tricolor (preto, marrom e branco). Tem as orelhas longas e caídas. Mas é um cão muito simpático, brincalhão e curioso. Porém foi criado para caçar lebres e coelhos pelo faro. Precisa de muita atividade física e mental para gastar sua energia.

Basset Hound

É um cão de porte médio, com pelo curto e liso, geralmente tricolor ou bicolor (marrom e branco). Tem as pernas curtas e as orelhas muito longas e caídas. Mas é um cão muito dócil, carinhoso e preguiçoso. Foi criado para caçar pelo faro animais de pequeno porte. Porém, precisa de cuidados com as orelhas e com o peso.

Bloodhound

É um cão de porte grande, com pelo curto e liso, geralmente preto e marrom ou vermelho. Tem as orelhas longas e caídas e a pele solta no rosto. Mas é um cão muito nobre, afetuoso e persistente. Tem o faro mais apurado entre todos os cachorros. É usado como cão de rastreamento e de resgate.

Dálmata

É um cão de porte médio ou grande, com pelo curto e liso, branco com manchas pretas ou marrons. É um cão muito elegante, ativo e inteligente. Porém foi criado para acompanhar carruagens na Europa. Hoje em dia é um bom cão de companhia e de esportes caninos.

7: Cachorros de parar ou apontadores

Pointer Inglês

É um cão de porte médio, com pelo curto e liso, geralmente branco com manchas pretas ou marrons. É um cão muito atlético, energético e dedicado à caça. Tem o instinto de parar e apontar a presa para o caçador. Por exemplo, precisa de muito exercício físico e mental para se manter saudável e feliz.

Setter Irlandês

É um cão de porte médio a grande, com pelo longo e sedoso, geralmente avermelhado ou castanho. É um cão muito elegante, afetuoso e inteligente. Tem o instinto de parar e apontar a presa, assim como o pointer inglês. Precisa de bastante exercício e espaço para se movimentar.

Braco Alemão

É um cão de porte médio a grande, com pelo curto e liso, geralmente branco com manchas pretas ou marrons. É um cão muito atlético, obediente e dedicado à caça. Também tem o instinto de parar e apontar a presa. Então ele precisa de bastante atividade física e de um ambiente adequado para suas necessidades.

Vizsla

É um cão de porte médio, com pelo curto e denso, geralmente dourado ou avermelhado. É um cão muito carinhoso, inteligente e energético. Tem o instinto de parar e apontar a presa. Então ele precisa de muita atividade física e mental para se manter saudável e feliz.

8: Cachorros levantadores e cobradores de caça e cães d’água

Labrador Retriever

É um cão de porte médio a grande, com pelo curto e denso, geralmente preto, amarelo ou chocolate. É um cão muito amigável, inteligente e dedicado. Foi criado para buscar presas na água. Por exemplo, é uma das raças mais populares como animal de estimação e de trabalho.

Golden Retriever

É um cão de porte médio a grande, com pelo longo e denso, geralmente dourado. Um cachorro muito dócil, carinhoso e dedicado. Mas também foi criado para buscar presas na água. É conhecido por sua personalidade gentil e amorosa.

Cão D’água Português

É um cão de porte médio a grande, com pelo crespo e denso, geralmente preto, branco ou marrom. É um cão muito inteligente, leal e versátil. Também foi criado para trabalhar em barcos de pesca, principalmente em Portugal. É ótimo na água e em atividades aquáticas.

Cão de Água Espanhol

É um cão de porte médio a grande, com pelo crespo e denso, geralmente preto, branco ou marrom. É um cão muito enérgico, leal e trabalhador. Também foi criado para trabalhar em barcos de pesca, principalmente na Espanha. Precisa de atividade física e mental para se manter saudável e feliz.

9: Cachorros de companhia

Poodle

É um cão de porte pequeno a médio, com pelo crespo e denso, de várias cores. É um cão muito inteligente, brincalhão e afetuoso. Por exemplo, existem três tamanhos: toy, miniatura e padrão.

Mas é conhecido por sua pelagem elegante e seu temperamento amigável.

Bulldog Francês

É um cão de porte pequeno, com corpo compacto e pelo curto, geralmente tigrado, fulvo ou preto. Tem o rosto enrugado e as orelhas grandes e eretas. É um cão muito carinhoso, divertido e teimoso. Por exemplo, precisa de cuidados com a respiração devido ao seu focinho curto.

Pug

É um cão de porte pequeno, com corpo compacto e pelo curto, geralmente fulvo ou preto. Tem o rosto enrugado e a cauda enrolada sobre o dorso. É um cão muito simpático, brincalhão e afetuoso. Mas também conhecido por seu temperamento alegre e engraçado.

Bichon Frisé

É um cão de porte pequeno, com pelo encaracolado e branco. Um cão muito alegre, brincalhão e carinhoso. Mas é conhecido por sua pelagem fofa e sua personalidade amigável.

10:Cachorros Galgos ou lebréis

Greyhound

Um dos cachorros mais velozes do mundo, mas de porte grande, esguio e elegante, com pelo curto e liso, de várias cores. É um cão muito tranquilo, afetuoso e veloz. Mas também é usado em corridas de galgos e também como animal de estimação.

Whippet

É um cão semelhante ao greyhound, mas de porte médio. Também é muito veloz e elegante. É um cão muito dócil, carinhoso e ágil. É usado em corridas e como cão de companhia.

Borzoi

É um cão de porte grande, com pelo longo e sedoso, geralmente branco com manchas coloridas. Tem a aparência de um cachorro nobre e elegante. Mas é um cão muito independente, afetuoso e ágil. Foi criado para caçar lobos na Rússia.

Saluki

É um dos cachorros mais antigos do mundo. É um cão de porte médio a grande, com pelo longo e sedoso, de várias cores. Tem a aparência de um cachorro nobre e ágil. Porém é usado para caçar gazelas e outros animais rápidos no Oriente Médio.

Mas estas são apenas algumas das raças de cachorro que existem no mundo, e cada uma delas possui suas próprias características e personalidade única. Com tudo ao escolher um cachorro como animal de estimação, é importante considerar o estilo de vida, o espaço disponível, as necessidades de exercício e cuidados específicos de cada raça. Mas independentemente da raça, todos os cachorros merecem amor, cuidado e respeito, e podem se tornar companheiros leais e queridos em nossas vidas.

Os cachorros são animais fascinantes que se adaptaram ao convívio com os humanos ao longo da história. Cada raça possui suas próprias características físicas e comportamentais, que devem ser respeitadas e valorizadas pelos donos. Mas antes de escolher uma raça para ter como animal de estimação, é importante pesquisar sobre suas necessidades específicas, como alimentação, saúde, higiene, exercício, adestramento, socialização, entre outras.

Mas também é fundamental lembrar que existem muitos cachorros sem raça definida (SRD) que precisam de um lar e que podem ser tão ou mais carinhosos, inteligentes e fiéis do que os cachorros de raça. Adotar um cachorro é um ato de amor e responsabilidade, que pode trazer muita alegria e benefícios para a vida das pessoas e dos animais. Espero que este artigo tenha fornecido informações úteis sobre cachorros e suas raças.

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.